Quero Anunciar!Fale conosco pelo WhatsApp!

Como lidar com as ofensas entre os irmãos?

Como lidar com as ofensas entre os irmãos? Você já se sentiu ofendido, injustiçado por que não foi tratado de forma correta? Achou que tinha razão mas não foi ouvido, pelo contrario foi julgado sem direito de se explicar?

Bem vindo ao clube, você certamente não está sozinho. Mas isso deveria ser assim? Claro que não, vejamos:

Como lidar com as ofensas entre os irmãos?

Um principio muito negligenciado por irmãos (e principalmente por líderes) na igreja é o da confrontação e resolução de conflitos. Muitos casos são mal resolvidos e relacionamentos são desfeitos até mesmo pessoas acabam abandonando a denominação por confusões advindas de assuntos mal resolvidos.

A passagem abaixo nos mostra uma ordem muitos simples que se praticada evitaria muitas injustiças e sofrimentos, vejamos como bíblia nos orienta sobre alguma desavença ou mesmo ofensas praticadas entre os irmãos:

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.
Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.
Mateus 18:15-17

A ordem é simples :

  1. vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro
    1. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.
    2. Mas se ele não o ouvir…
  2. leve consigo mais um ou dois outros…
    1. de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.
  3. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja;
    1. e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.

Esse é o modo de resolver muitas pendencias e ofensas no meio da igreja de Deus, mas na maioria das vezes isso não acontece assim, pelo contrario:

  • Muitas vezes as coisas são resolvidas no gabinete pastoral.
  • Ou em uma conversa e repreensão unilateral.
  • Muitas pessoas se sentem injustiçadas por não terem o direito de serem ouvidas por mais testemunhas ou mesmo a igreja.

Eu tenho algumas conclusões e elas não são as únicas mas apontarei algumas das quais eu mesmo já cometi no inicio de meu ministério, vamos lá:

Falta de entendimento das escrituras.

A primeira razão é desconsiderarmos ou não entendermos esse principio. É bem verdade que a bíblia ainda tem mais orientações acerca de resolvermos estas questões mas esse ao meu ver é o principal e vem diretamente de uma orientação do senhor Jesus.

Não querer envolver outras pessoas.

As vezes não queremos “fazer tempestade em copo d’agua”. Achamos que não é necessário envolver nem incomodar outras pessoas. Uma vez ouvi de um irmão; “Não quero me envolver isso é entre eles”. Temos que lembrar que todos pertencemos a um corpo e precisamos atuar de modo a impedir toda forma de injustiça entre o corpo de cristo, e muitas vezes isso é custoso e desgastante mas não podemos nos omitir dessa tarefa!!

Achar que em uma única conversa tudo se resolve.

Certas situações como ofensas principalmente, precisam de um cuidado especial, lembremos que há duas pessoas envolvidas e que certamente ambas as partes tem os seus pontos de vista sobre o caso! Uma terceira ou mais testemunhas na situação podem esclarecer muitas coisas, pois estão de fora da situação e com certeza podem ver as coisas de forma mais objetiva, e como diz o texto que lemos: leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas

Orgulho que leva a um autoritarismo no julgamento.

Aqui muitas vezes o caso é com os que exercem funções de liderança. Muitos lideres se sentem ofendidos e acabam resolvendo e julgando a situação eles mesmos, só depois é que levam o caso aos irmãos ou a igreja dando as suas justificativas, sem nenhuma averiguação se realmente a ofensa procedia, fazendo do ofensor o culpado, mas sem ser ouvido! Isso além de não ser bíblico não é ético, nenhum pastor ou líder está acima de ninguém e muitas vezes nos equivocamos e ate cometemos injustiças. O orgulho muitas vezes fala mais alto, e o fato de reconhecer que se equivocou ou não tinha a razão é difícil de ser reconhecido, você e eu certamente sabemos disso!

Que Deus nos dê, não só a humildade para tratar os outros, mas também o espirito de perdão por alguma injustiça ou agravo recebido. Que Deus em tudo nos ensine a proceder na casa de Deus!

No Senhor Jesus
Pr. Nadir E. Heinrich

Você poderá gostar também:

Igreja, é muito bom pertence!
Mágoa o veneno da Alma!

 

Obrigado por ler este post, não se esqueça de se inscrever. Use o formulário abaixo!

Add a Comment