Quero Anunciar!Fale conosco pelo WhatsApp!

Mortes prematuras, o que isso tem a nos ensinar?

Mortes prematuras. Podemos dizer que temos vivido em tempos onde muitas vidas foram ceifadas antes do tempo?

1 Quando Jesus tinha dito estas coisas, levantou Seus olhos para o céu e disse: Pai, a hora chegou. Glorifica e exalta e honra e engrandece Teu Filho, para que Teu Filho possa glorificar e exaltar e honrar e engrandecer a Ti. 2 Assim como lhe deste poder e autoridade sobre toda a carne (toda a humanidade), agora glorifica-O para que Ele possa dar vida eterna a todos que Tu Lhe deste. 3 E esta é a vida eterna: significa conhecer a Ti (perceber, reconhecer, tornar-se familiarizado e compreender), o único Deus verdadeiro e real e igualmente conhecer a Ele, Jesus como o Cristo (o Ungido de Deus, o Messias) a quem Tu enviaste. 4. Eu Te glorifiquei aqui embaixo na terra, completando a obra que Me deste para fazer.
João 17:1-4   {Bíblia Ampliada}

 

A morte da cantora Marilia Mendonça trouxe comoção a todos admiradores ou não de suas canções, uma vida que partiu cedo demais, e que muito tinha para repartir. Essas mortes são sempre comoventes e nos deixam perguntas que na verdade não sabemos direito como responder.

Fato é que a mesma comoção é compensada (em certo sentido) quando alguém que nos deixa tem mais de noventa anos por exemplo. Quer queira ou não trazemos a ideia, de que nesse caso já se “viveu tudo” tanto de felicidades como de sofrimentos.

A vida é mesmo temporal? Na perspectiva de seres que estão imersos no tempo, nos parece que sim, porem dentro da perspectiva divina não!

Temos vivido tempos difíceis, de perdas irreparáveis para muitas pessoas, tudo isso tem feito (assim eu espero) com que reflitamos sobre a morte. A morte é algo que diz respeito a todos nós e como diz o ditado irônico: “A única certeza que temos nessa vida é a morte”.

Para muitos a morte é o fim, uma visão de mundo onde tudo se resume nesta vida e que após a morte nada há. Esta malha textual como costuma dizer meu celebre cunhado Marconi, definitivamente não é para esse grupo. Certamente que para estes, ela não deva preocupar, nem nutrir o sentimento de muitos, qual seja? O “medo”.

Para àqueles que sua visão de mundo a vida no tempo é uma passagem, uma peregrinação, e que a verdadeira essência do “ser” transcende o tempo, se faz necessária uma reflexão mais espiritual!
Para estes é que escrevo e cito as palavras de Jesus acima. Por favor leia novamente os versículos com atenção!

As palavras de Jesus nos faz pensar e muito sobre o tempo, a morte e a vida! Na verdade, estes versículos fazem parte de uma das orações de Jesus, logo após essa oração ele foi à cruz, consciente de que sua hora era chegada!

A Morte não o surpreendeu ou chegou até Ele como uma surpresa, da mesma forma a “sua hora” (como ele se refere) não o transtornou e o fez suplicar mais tempo porque era muito jovem e ainda tinha muito a viver.

Tampouco a morte lhe trouxe aquele sentimento perturbador de remorso por desperdiçar trinta e três anos de existência vivendo futilmente, ao contrário, Ele tinha plena serenidade diante desse momento.

A sua oração nos revela lições preciosas diante desse momento onde mortes prematuras estão sendo constantes em nosso meio, vejamos quais são essas lições:

  • Todos nós temos uma hora! Um tempo que não depende de nós, mas do Pai que está no céu!

Longe de sugerir um fatalismo ou um determinismo frio, penso que essa é uma verdade para a qual devemos estar preparados. Muitos estão vivendo como se essa vida fosse tudo o que podemos desfrutar. Uma vida de expectativa somente nesse tempo é uma vida sem esperança.

Algumas pessoas têm vivido suas vidas de forma irresponsável, egoísta, dedicando todo seu tempo e energia em coisas que tem o seu fim apenas para esta existência aqui na terra, e esquecendo-se de que um dia o Pai irá lhes chamar. Estas são as pessoas que mais se surpreenderão na hora que lhes está marcada!

Você e eu não vamos viver para sempre aqui nesta dimensão, convém pensar um pouco, e adequar seu estilo de vida seus propósitos ao que é eterno, pois sua verdadeira vida é na eternidade! Já pensou sobre isso?

  • Nossa vida não será medida pelo tempo de existência, e sim pelo modo como vivemos!

Não é o tempo que vivemos que importa, mas como vivemos o tempo que temos disponível, isso sim importa! Jesus disse que a verdadeira vida ela é primeiro Eterna, segundo que ela significa Conhecer a Deus! A vida eterna é conhecer a Deus!

E esta é a vida eterna: significa conhecer a Ti…o único Deus verdadeiro e real…. e igualmente conhecer a Ele, Jesus como o Cristo!

Entender que Ele é o único Deus e que Jesus é seu Cristo significa muito, significa que você deve viver a sua vida pra Ele, considerando a vontade dEle, como Cristo verdadeiro. A palavra Cristo vem do grego que quer dizer Ungido, a mesma palavra no hebraico Meshiha que também significa Messias o salvador esperado!

Independentemente do tempo que vivemos, sejam trinta ou cem anos, o modo como levamos nossa existência diante de Deus vai ser a régua de medição se valeu a pena ou não.

O que você e eu temos feito com nossa vida?
Quais valores estamos construindo, o que estamos edificando?

Tudo o que importa nessa vida é conhecer a salvação que vem de Deus, pense comigo essa foi a missão de Jesus, ele disse que o que veio fazer foi nos mostrar o caminho, ele o fez e morreu por isso, nos mostrar que Deus é o único Deus verdadeiro e que vai pedir contas do modo como estamos vivendo aqui. Só para terminar esse ponto, depois de passar os portais desta vida, não tem mais como resolver isso!!!!

  • Existimos para um proposito nesta vida, e precisamos ter isso bem claro em mente!

Esse é o propósito maior de todos os homens nessa terra viver de modo que a vida vivida agrade a Deus! Jesus disse:

“Eu Te glorifiquei aqui embaixo na terra, completando a obra que Me deste para fazer”

O que Ele nos deixa claro, é a consciência de que sua existência aqui, tinha um propósito e uma missão, e o tempo de existência que lhe fora proposto não foi vivido de outra forma. É nisso que precisamos refletir: Você sabe qual é o propósito de sua vida aqui nessa terra? Será que temos vivido a nossa vida com esse senso de completar a nossa missão aqui? Ou vivemos uma vida sem sentido, sem propósitos.

Quanto tempo usado de forma inútil, quanto desperdício de vida sendo usada sem um senso de missão, quanta negligencia no uso de talentos, enfim… Sabe por que nossa geração é tão assolada por enfermidades da mente e da alma? Lhes falta um significado para a sua existência.

Nem os prazeres nem as riquezas nada desta vida pode ser colocado como prioridade, se assim o fizermos o resultado será frustração e em certos casos depressão.

Alinhe sua vida com a mensagem de Cristo, pare um momento e responda a você mesmo:

Estou vivendo uma vida que tem significado?
Meus valores apontam às coisas da eternidade ou só para as desta terra?
Estou preparado para quando minha hora chegar?
Quando minha hora chegar poderei dizer ao Pai: Eu te honrei nessa terra?

Se não puder responder sim a estas perguntas, pare agora e fale com Deus, ele é Pai vai te orientar a viver da melhor forma possível o tempo que te resta, e acima de tudo mudar a tua história.

Nadir E. Heinrich

Veja Também:
Ser amado não significa ser agradado!
Depressão e a fé! O que eles tem em comum?

Mortes prematuras-Mortes prematuras-Mortes prematuras-Mortes prematuras-Mortes prematuras

 

Obrigado por ler este post, não se esqueça de se inscrever. Use o formulário abaixo!

Add a Comment