Quero Anunciar!Fale conosco pelo WhatsApp!

O que significa adorar “em espírito e em verdade”?

Adorar “em espírito e em verdade”?  Você sabe o que realmente isso significa?

em espírito e em verdadeVocê com certeza já leu a passagem onde “Os verdadeiros adoradores devem adorar a Deus em espírito e em verdade”. Soa bem e é uma excelente exortação – Mas você já deve ter-se perguntado, O que isso significa?! Eu mesmo já lí várias explicações sobre essa passagem mas poucas me deixaram satisfeito com o significado.

O que é adoração em espírito e verdade? Como adorar a Deus em espírito e em verdade?

É isso que quero tentar explicar neste artigo. Me acompanhe.

De onde vem a ideia de adoração em espírito e verdade?
Essa ideia de que adoramos a Deus em “espírito e verdade” se encontra em João 4:6-30. Nessa conversa, a mulher estava discutindo com Jesus os locais de culto; ela perguntou por que os judeus queriam que Deus fosse adorado em Jerusalém, se os samaritanos diziam que deveria ser no monte Gerizim (vv. 19-20).

Jesus revela algo muito importante:

Mas está chegando a hora — na verdade, já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. O Pai procura pessoas que assim o adorem. Pois Deus é Espírito, por isso todos os que o adoram devem fazê-lo em espírito e em verdade. (João 4:23-24)

No contexto: A que Jesus estava se referindo?
A lição que Jesus trouxe para a mulher samaritana foi simples: a adoração a Deus não deve ser limitada a uma localização geográfica ou necessariamente regulada pelas provisões temporárias das leis do Antigo Testamento. Quando Jesus chegou, a separação entre judeus e gentios não era relevante – nem a centralidade do templo de adoração. Cristo obteve acesso igual para todos através Dele.

Assim, a adoração tornou-se uma questão do coração (não de ações externas), dirigida pela verdade, não pela cerimônia.

Que significa “em espírito”?

Anteriormente, Ele mencionara algo que diz em Deuteronômio 6:4, e que repete em Mateus 22:37-38.

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento . ” Este é o primeiro e mais importante mandamento.

Ser capaz de adorar a Deus em espírito e verdade necessariamente inclui amá-lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de toda a nossa mente.

Por quê?

Porque nosso espírito é tudo o que somos: nosso coração, nossa alma e nossa mente.

Aquela parte imaterial de nós que cobre nossas emoções, nosso caráter e nossos pensamentos (Ecreverei um artigo descrevendo de forma mais aprofundada do que é nosso coração, o que é nossa alma e o que é nossa mente). Portanto, um culto como Jesus o descreveu requer uma sintonia e harmonização de tudo que somos direcionados para um único propósito: agradá-lo com todos os aspectos de quem somos.

O que significa “Em Verdade”?

O fato de que nossa adoração também deve ser “em verdade” significa que nossa adoração é de acordo com o que Deus espera de nós, e de como Ele realmente é. Isto é, a menos que conheçamos a Deus que adoramos segundo as escrituras (Seus atributos, Suas obras e Suas promessas), não podemos adorar “em verdade”.

Uma adoração a Deus “em verdade” é diferente de ” de verdade” ou “de fato”. A sinceridade de nossa adoração não tem nada a ver com Deus ou Seus atributos. Quando adoramos em verdade, nos colocamos no centro da realidade de quem Ele é, do conhecimento do que Ele fez e da confiança do que Ele disse.

Adorando “em espírito e em verdade”

Deixe-me enumerar algumas verdade nesse ponto:

  1. Tanto nosso espírito quanto a verdade e a realidade de quem Deus é devem estar presentes para que nossa adoração honre a Deus.
  2. O espírito sem verdade leva a uma experiência plana, super emocional e eufórica. Uma vez que a excitação cessa – quando o momento acaba – o mesmo acontece com a nossa adoração. Por outro lado, a Verdade sem espírito pode nos levar a um certo tipo de legalismo, sem alegria e sem paixão.
  3. A combinação de ambos os aspectos da adoração nos leva a uma apreciação jubilosa de Deus, à luz das Escrituras.
    • Quanto mais sabemos sobre Deus, mais aspectos de Sua grandeza podemos adorar.
    • Também quanto mais conhecermos das escrituras, mais profunda será nossa adoração.
    • Quanto mais profunda nossa adoração, mais Deus é glorificado.
  4. É a verdade, e somente a verdade, que pode influenciar adequadamente nossas emoções de uma maneira que honre a Deus. A verdade de Deus, sendo de valor infinito, merece paixão infinita. O fato de a adoração ser algo tão integral e abrangente do nosso ser, não se limita – como bem disse Jesus – a um só lugar, mas adoramos a Deus com a forma como vivemos. Portanto, embora nossa expressão de adoração possa variar (pode ser mais passiva ou expressiva).

O que importa é “quem você adora” e que você o adore “em espírito e verdade”.

Que Deus te abençoe !

Veja Também no blog:
Ser amado não significa ser agradado!
Depressão e a fé! O que eles tem em comum?

Obrigado por ler este post, não se esqueça de se inscrever. Use o formulário abaixo!

One Comment

Add a Comment